Usando HTML com CSS
O CSS (Cascading Style Sheets / Folhas de Estilo em Cascata) é usado para estilizar elementos HTML. Enquanto o HTML é usado para definir a estrutura da página, o CSS é usado para definir a aparência dela. Há várias formas de usar CSS em um documento HTML. Elas serão mostradas a seguir.
Inline
Uma das formas de se aplicar CSS a um elemento é usando o atributo style. Por ser feito usando um atributo de um elemento, esse método é chamado de inline.
<div style="padding: 20px;">Lorem ipsum</div>
Veja que é só colocar as propriedades normalmente, como se faz numa regra de CSS. No entanto, esse é o pior método. Ele é muito específico e acoplado ao elemento onde ele é aplicado. Seu uso só se justifica em alguns casos, se esse atributo for definido por meio de programação, e os outros métodos se mostrarem opções menos viáveis.
O uso do atributo style de forma direta na marcação é totalmente desaconselhado, pois esse CSS não pode ser reutilizado em outros elementos e não é escalável. Além disso, esse método usa o HTML para alterar a aparência dos elementos, sendo que o seu propósito não é esse, mas sim definir a estrutura do documento.
Folha de estilo interna
A folha de estilo interna é incorporada no documento usando o elemento <style>
:
<style>
body {
background-color: #cc0000;
}
div.page-content {
width: 960px;
}
</style>
Veja que é só colocar as regras de CSS normalmente, como é feito em folhas de estilo externas, que são aquelas
que tem arquivo próprio. É possível usar múltiplas folhas de estilo internas num mesmo documento. Basta usar um
elemento <style>
para cada uma delas.
Essa abordagem é melhor do que a anterior: ela facilita o reaproveitamento do estilo, embora apenas para elementos da mesma página. Porém, não dá pra cachear o CSS de forma separada do HTML.
Folha de estilo externa
A folha de estilo externa é incluída usando o elemento <link>
. Esse elemento serve pra linkar
recursos externos ao documento.
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="botoes.css">
O atributo rel deve ser definido com o valor stylesheet, que informa que o tipo do link é uma folha de estilo. O href contém o caminho do link. O type é opcional, e se refere ao Mime Type do recurso linkado, que no caso é text/css.
Esse método é o melhor dos três. O CSS fica totalmente separado do HTML, em um arquivo próprio, fazendo com que ele possa ser cacheado facilmente. Isso também facilita o reaproveitamento das regras em diversos arquivos, bastando linkar o arquivo CSS que contém as regras que se quer usar.
Você pode usar o atributo media pra especificar a qual tipo de mídia a folha de estilo se aplica. Uma das aplicações mais comuns disso é criar versões para impressão de documentos. Exemplo de uso:
<link rel="stylesheet" href="page.css" media="print">