Introdução
LaTeX é uma linguagem de marcação usada na formatação de documentos, escrita por Leslie Lamport em 1984. Ele é baseado no TeX, que foi escrito por Donald Knuth em 1978, um dos grandes nomes da programação.
O LaTeX não é como o Microsoft Word, que é um processador de palavras WYSIWYG (What You See Is What You Get). No Word, você vê a formatação do documento enquanto escreve. No LaTeX, você define a estrutura e o contéudo do seu documento usando marcação, que é escrita usando texto plano. Texto plano é texto sem formatação.
Veja abaixo a diferença entre a edição de documentos no Word e no LaTeX, respectivamente:
Pode ser um pouco intimidador ver a edição no LaTeX, se você nunca trabalhou com ele antes. Mas, à medida que você for se acostumando, vai ficar tranquilo trabalhar com ele. As vantagens dele compensam muito.
O foco do LaTeX é na estrutura do seu documento. Já alternativas WYSIWYG geralmente focam na aparência do seu documento. Elas até tem recursos que lidam com a estrutura, mas não é o foco delas.
O foco na estrutura é uma grande vantagem do LaTeX, porque facilita a manutenção e aumenta a consistência. Quanto maior for o documento, mais essa vantagem fica clara.
Algumas vantagens
- Gratuito: Não só o LaTeX, como também o TeXstudio, editor que será usado nos tutoriais.
- Open-source: o código do LaTeX é aberto. Isso quer dizer que qualquer um pode ver, estudar e adaptar o código. Há vários exemplos de projetos open-source de sucesso, mas provavelmente o mais notável é o Linux.
- Comunidade grande e ativa: é uma consequência do fato do LaTeX ser open-source e das várias vantagens dele. Os usuários escrevem vários pacotes e templates para LaTeX, que só ajudam a tornar essa ferramenta ainda mais completa.
- Estável: possui poucos bugs.
- Portável: roda no Windows, no Linux, e no Mac da mesma forma.
- Variedade de pacotes: os pacotes oferecem funcionalidades extras. Destaque para o TikZ, que é usado para desenhar gráficos, muito útil para as Ciências Exatas. Com ele, você pode desenhar o que quiser, como o plano cartesiano e figuras geométricas.
- Flexível: é usado para artigos, apresentações, livros, dentre outros. A saída do documento pode ser feita em vários formatos, tais como PDF, DVI e HTML.
- Consistência: principalmente por causa dos comandos personalizados.
- Compatibilidade com as versões anteriores: o documento terá sempre a mesma saída, mesmo se ele tiver sido escrito há muito tempo atrás, o que não acontece com o Word, por exemplo.
Software e sistema operacional
Os tutoriais foram feitos no sistema operacional Ubuntu e com o editor TeXstudio. Mas não há nenhum problema se você estiver usando outra distro de Linux, ou ainda Mac ou Windows, já que o LaTeX é multiplataforma.
Você também não precisa usar o TeXstudio, se não quiser. Você pode usar outro editor, que pode ser até mesmo um editor de texto simples, como o Bloco de Notas do Windows. Mas, se você usar o TeXstudio, fica um pouco mais fácil acompanhar os tutoriais.
Atenção
Se você usar um editor de texto simples, e não uma IDE (um ambiente de desenvolvimento, como o TeXstudio), você precisará compilar a marcação do LaTeX usando a linha de comando. Como poucas pessoas optam por essa solução, esse passo não é coberto nesses tutoriais.
O que você vai aprender?
- Criar seus próprios comandos
- Trabalhar com tabelas e listas
- Personalizar o cabeçalho e o rodapé
- Alterar margens e dimensões do documento
- Formatar o texto do documento
- Inserir imagens
- Fazer citações
- Criar um Sumário e uma Bibliografia
- Os principais comandos matemáticos
- Criar apresentações com o Beamer
- Dividir seu documento em vários arquivos
- E muito mais...