Primeiros passos

  1. Configurações iniciais
  2. Hello, World!

Configurações iniciais

Se você está seguindo a ordem dos tutoriais de LaTeX, agora você já sabe o que é o LaTeX, quais são suas vantagens e já tem o LaTeX instalado. Chegou a hora de dar os primeiros passos nessa linguagem de marcação. Se você instalou o TeXstudio, como foi sugerido no tutorial de instalação, tem algumas configurações que são interessantes fazer nele.

Primeiramente, você pode querer mudar o idioma do TeXstudio para português, especialmente se você não tiver facilidade com o inglês. Para fazer isso, clique em Options > Configure TeXstudio.... Na seção Apperance da aba General, mude o campo Language para pt_BR e clique em Ok.

Seleção de idioma no TexStudio

Outra alteração sugerida se refere à compilação dos documentos, ou seja, o processo que a marcação do LaTeX passa para a geração de um documento formatado baseado na marcação. Volte novamente à janela de configuração do TeXstudio, clicando em Opções > Configurar TeXstudio....

Na seção Meta Comandos da aba Compilar, selecione a opção Visualizador de PDF externo no campo Visualizador de PDF.

Visualizador de PDF no TexStudio

Essa opção faz com que documentos compilados sejam abertos em outra janela. Essa é uma questão de gosto. Você pode manter as coisas como estão ou usar outra opção, se você preferir.

Hello, World!

Chegou a hora de criar o seu primeiro documento em LaTeX. Na programação, é comum usar um Hello, World! como primeiro programa ou script.

LaTeX não é uma linguagem de programação, mas esse site é voltado para desenvolvedores. Além disso, o LaTeX também é usado por desenvolvedores para escrever trabalhos acadêmicos e apresentações. Por isso, o primeiro documento dessa série de tutoriais também será um Hello, World!:

\documentclass[a4paper,10pt]{article}

\begin{document}
  Hello, World!
\end{document}
Hello, World! em LaTeX

Esse é um documento muito simples. Veja a seguir o que cada coisa faz.

Primeiramente, o comando \documentclass define a classe do documento. A classe é o tipo do documento. Nesse caso, foi usado o tipo article (artigo). No mesmo comando, foi definido o tamanho da folha (A4) e o tamanho da fonte base (10 pt).

Comandos em LaTeX, como o \documentclass que foi explicado agora, começam com uma barra invertida e geralmente recebem argumentos somente entre chaves e colchetes. No tutorial de Comandos, você verá quando usar chaves e quando usar colchetes para passar argumentos.

Os comandos \begin e \end servem para marcar o início e o fim de um ambiente. O nome do ambiente é passado como argumento, especificado entre chaves. O que estiver dentro do \begin e \end é afetado pelo ambiente. No exemplo, o ambiente é o document. O que estiver dentro dele será exibido no documento.

Note que foi colocada uma linha em branco. Isso foi feito apenas por questões de organização. Essa linha em branco não altera a formatação do documento. Note também que foi inserido um tab antes do Hello, World!. Essa prática se chama indentação e será explicada em maiores detalhes depois. Por enquanto, é isso que você precisa saber.

Se você estiver usando o TeXstudio, aperte F5 para compilar e visualizar o documento, F6 para apenas compilar o documento, e F7 para visualizar o documento. Se tudo der certo, você verá um arquivo em PDF gerado pelo LaTeX.