Ambientes

  1. Ambientes de programação
  2. Ambientes de usuário

Ambientes de programação

Por que é importante que você aprenda sobre ambientes de programação? Porque você vai programar em um ambiente de programação e aprender uma linguagem de programação. Por isso, é importante conhecer os tipos de ambiente de programação para que você possa escolher o que você prefere quando você estiver programando.

Você pode desenvolver seus programas em editores de código simples ou em IDEs. Ambos são ambientes de programação. Vou falar sobre os dois em mais detalhes:

Editor de código
É um programa que você usa para escrever código. Ele é similar a um processador de palavras, mas sem muitas funcionalidades. Exemplos: Notepad++ (do Windows), gedit (do GNOME), Sublime Text (multi-plataforma e muito utilizado, principalmente para desenvolvimento front-end).
IDE
Uma IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) pode conter várias ferramentas além de um editor de código simples, como um compilador, um debugger, um profiler, etc...por isso, é chamada de ambiente de desenvolvimento. Exemplos de IDEs: Netbeans, Eclipse e Zend Studio, todas multi-plataforma. IDEs são mais pesadas que editores de texto porque elas tem várias ferramentas e muito mais funcionalidades.

Algumas funcionalidades que são importantes independentemente do tipo de ambiente de programação que você escolher:

  • syntax highlighting: nada mais é do que destacar os diversos tipos de componentes de uma linguagem de programação usando uma formatação diferente. Geralmente, são usadas cores diferentes e os componentes são colocados em negrito. Essa feature é muito importante porque destaca o que é cada coisa.
  • destaque de erros de sintaxe e exibição de mensagens de erro e warnings (alertas): essa é uma feature muito importante também. Quando você está programando em uma linguagem compilada, como C++, e você comete algum erro, você precisa ter o feedback do ambiente de programação que você estiver usando informando qual foi o erro que você cometeu e onde ele foi cometido.
  • autocomplete: quando você começa a digitar uma instrução ou um nome de alguma variável ou objeto ou função, a IDE pode te dar uma ou mais sugestões. Isso é que é autocomplete. Acelera muito a produtividade. Você pode aceitar uma sugestão apertando uma tecla ou uma combinação de teclas (como Enter ou Tab, varia de acordo com o ambiente de programação que você estiver usando).

Ambientes de usuário

Um editor e uma IDE são ambientes de programação. Há também os ambientes de usuário, que são os ambientes nos quais um programa pode ser executado. Eles podem ser ambientes de texto, quando o programa é um programa de linha de comando, ou podem ser ambientes gráficos, caso o programa tenha uma GUI (Graphical User Interface ou Interface Gráfica de Usuário). Uma GUI contém um grupo de componentes gráficos (como botões e caixas de texto), sendo que o usuário pode interagir com esses componentes e o programa responde às interações do usuário.

Exemplos de programas que rodam em ambientes de texto: pwd e cd. Exemplos de programas que rodam em ambientes gráficos: LibreOffice Writer e VLC (Media Player).