Ferramentas úteis

  1. Telnet
  2. Telnet vs SSH
  3. Wireshark

Telnet

O protocolo Telnet é usado para se conectar a um servidor remotamente. Por padrão, ele roda na porta 23. Assim como muitos outros protocolos TCP/IP, os sistemas operacionais tem um programa cliente para usar o protocolo com o mesmo nome dele.

Para iniciar uma sessão de Telnet, você pode usar o comando abaixo (a porta é opcional):

telnet host_remoto porta

Você também pode digitar apenas telnet, para iniciar uma sessão do telnet.

Vale lembrar que alguns servidores podem bloquear o telnet por razões de segurança. Vamos ver alguns comandos do Telnet que podem ser usados em sessões:

?
Mostra a ajuda do Telnet.
open
Se conecta a um host. Exemplo: open exemplo.com.
close
Fecha uma conexão com um host.
quit
Sai da sessão do Telnet.
mode
Altera o modo. A aceitação do novo modo depende do host remoto. Os principais são o character, que faz com que os caracteres sejam enviados um-a-um para o servidor, e o line, onde ao invés de enviar caracteres assim que eles são digitados, são enviadas linhas inteiras.

Veja abaixo dois exemplos básicos de uso do telnet. O primeiro se conecta à porta 80 (porta padrão do HTTP) de um domínio e o segundo se conecta à porta 25 (porta padrão do SMTP) de um domínio.

telnet dominio.com 80
telnet dominio.com 25

Telnet vs SSH

Se você já viu o tutorial de SSH, deve ter notado semelhanças entre ele e o Telnet. Os dois servem para o mesmo fim: se conectar a um servidor remoto. Porém, o protocolo SSH é muito mais seguro, porque ele criptografa os dados que são enviados através dele, enquanto o protocolo Telnet não criptografa os dados. Isso é um grande problema de segurança, porque se alguém interceptar os dados, poderá vê-los sem criptografia.

Mesmo com as desvantagens citadas, o protocolo Telnet ainda pode ser usado, desde que seja em uma rede segura, ou ainda para alguns propósitos específicos, como propósitos didáticos e de testes.

Wireshark

O Wireshark é uma ótima ferramenta gratuita para monitorar o tráfego da rede. Ele captura os pacotes da rede e permite que eles sejam analisados em detalhes. Você pode usar filtros para ver apenas os pacotes que interessam a você. O Wireshark é muito usado para propósitos didáticos, para fazer testes e para solucionar problemas de rede. Ele é multiplataforma: tem versões dele para Linux, Mac e Windows.