TCP vs UDP
TCP e UDP são dois protocolos da camada de transporte do TCP/IP. Embora os dois estejam na mesma camada, a maneira como eles funcionam é muito diferente: enquanto o protocolo TCP é um protocolo lento, porém confiável e com verificação de erros, o UDP é um protocolo rápido, porém abre mão da confiabilidade que o TCP tem.
O TCP é um acrônimo para Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão). Já o UDP é um acrônimo para User Datagram Protocol (Protocolo de Datagrama de Usuário). Veja a seguir como esses protocolos funcionam e em quais situações eles são usados.
TCP
Imagine que você queira enviar um e-mail importante para o seu chefe. Você precisa ter certeza que a mensagem chegue de forma integral, sem se corromper, certo? É isso que o TCP faz. Ou ele envia a mensagem de forma integral ou ela não é enviada. Ele faz uma verificação de erros para saber se os pacotes foram enviados corretamente. Os dados são divididos em pacotes. Isso permite que eles sejam enviados mais rapidamente. Caso os dados não tenham sido enviados corretamente, eles são reenviados, numa nova tentativa de que eles sejam enviados com sucesso.
A forma pela qual o protocolo TCP funciona faz com que ele seja considerado um protocolo confiável. Assim, ele é o protocolo de transporte mais indicado em situações onde é necessário ter confiabilidade, tais como o envio de e-mails, a visualização de páginas web (imagine uma página web com pacotes com erros? Os erros podem prejudicar gravemente o funcionamento da página, e consequentemente a experiência do usuário) e transferências de arquivos.
Toda a confiabilidade do protocolo TCP tem um preço. Ele precisa fazer mais comunicações com o destinatário para saber se seus pacotes foram enviados corretamente. Isso o torna um protocolo relativamente lento para algumas situações onde é necessário muita velocidade, como ligações VOIP.
UDP
O protocolo UDP é a solução para aplicações que precisam de velocidade e podem abrir mão da confiabilidade do TCP. O UDP abre mão dessa confiabilidade, e isso o faz ser muito mais rápido do que o TCP. Ele envia os pacotes sem verificar se eles foram enviados corretamente. Isso pode fazer com que pacotes sejam perdidos ou corrompidos. Porém, há situações onde o protocolo TCP é inviável por causa da sua lentidão e sua confiabilidade é dispensável. Alguns exemplos são transmissões de vídeos em tempo real e ligações VOIP. Se dados forem perdidos nesses casos, não há nenhum problema sério.
Na maioria dos casos, a confiabilidade do protocolo TCP é necessária, mas como já foi citado, existem casos de uso para o protocolo UDP.