Comentários do Sass

Comentários são úteis para ajudar a explicar algo que ficou confuso. De uma maneira geral, é preferível criar estilos autoexplicativos, que falem por si, visto que comentários podem ficar desatualizados, e se isso acontecer, eles acabam confundindo ao invés de esclarecer.

O Sass suporta dois tipos de comentários: multilinha e de linha única. Eles são escritos seguindo a sintaxe abaixo:

// Comentário de linha única
// Segundo comentário
/* Linha 1
 * Linha 2
 * Linha 3
 */

No caso do comentário multilinha, só é obrigatório colocar um /* para iniciar o comentário e um */ para fechá-lo, porém costuma-se colocar um asterisco em cada linha alinhado com o asterisco que inicia o comentário. Também é comum deixar a última linha sem conteúdo, como foi feito no exemplo acima.

Os comentários de linha única são escritos colocando um // no início da linha, como foi mostrado no último exemplo.

Os comentários multilinha são preservados, exceto quando se está em um output mode comprimido. Falaremos sobre output modes mais tarde, mas falando de maneira breve, o modo comprimido gera uma saída menor, geralmente com o objetivo de melhorar a performance do site onde o CSS gerado é usado.

No modo comprimido, geralmente você não vai querer que comentários sejam inseridos no CSS. Porém, para comentários muito importantes, como comentários de direitos autorais, você pode colocar um ! no início do comentário (ou seja, imediatamente após o /* que inicia o comentário) para que ele seja impresso mesmo no modo comprimido.