Tipos de dados do Sass

  1. Listas
  2. Mapas
  3. Referências de funções

O Sass tem vários tipos de dados que podem armazenar desde números até listas. Segue abaixo uma lista com os tipos de dados do Sass:

Números
Inteiros ou reais, com ou sem unidade. Exemplos: 25, 9em e 10.7.
Booleanos
Podem ser true ou false (verdadeiro ou falso).
Strings
Com aspas simples ou duplas e sem aspas. Exemplos: Arial, "Arial" e 'Arial'.
Nulos
O valor desse tipo é null.
Cores
Em todas as notações suportadas pelo CSS. Exemplos: white e #ba4910.
Listas
Com uma vírgula ou um espaço como separador. Exemplos: 1px solid black e Arial, sans-serif.
Mapas
Delimitados por parênteses e com elementos seguindo a notação chave: valor, separados por vírgulas. Exemplo: (altura-menu: 100px, altura-rodape: 200px).
Referências de funções
Retornadas pela função get-function($function-name).

Muitos desses tipos são muito simples, então vamos focar apenas nos três últimos, que são mais complexos: listas, mapas e referências de funções.

Listas

Listas contém conjuntos de valores. Esses valores podem ser separados por espaços ou vírgulas e podem inclusive ser outras listas. Exemplo: 10em 3em, 2em 5em. Essa é uma lista que contém duas listas dentro dela, cada uma com dois elementos. Perceba que as listas internas usam o espaço como separador enquanto a lista externa usa a vírgula. Quando o separador das listas internas é o mesmo da externa, é necessário delimitar as listas internas usando parênteses. Exemplo: (10em 3em) (2em 5em).

Mapas

Elementos que pertencem a mapas, diferentemente dos elementos das listas, contém uma chave e um valor. Mapas podem ser usados em qualquer lugar em que listas podem ser usadas. Vale lembrar que, quando um mapa é usado em uma função de lista, ele é tratado como uma lista de pares (com cada par tendo a chave e o valor de cada elemento). Assim, o mapa (altura-menu: 100px, altura-rodape: 200px) é tratado como a lista altura-menu 100px, altura-rodape 200px.

Referências de funções

Uma referência de função é um tipo de dado que é retornado pela função get-function($function-name). Ela é uma função que retorna uma função. Esse tipo de dado é útil quando você quer invocar uma função usando a função call($function, $args...). Aí, você passa uma referência de função como primeiro argumento e os argumentos da função nos demais argumentos.